Elke

Maravilha

MADRINHA

 Em 2015, a atriz Elke Maravilha se juntou a Satura Companhia de Teatro tornando-se um dos marcos dos 22 anos da trajetória da companhia. Após a parceria para a supervisão do espetáculo “Ópera Insânia”, o musical que celebrou em grande estilo as comemorações de aniversário da Satura e que ganhou o Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura 2016 na categoria de melhor espetáculo de teatro. Elke se tornou madrinha da companhia e assim foi um divisor de águas, deixou grandes ensinamentos e compartilhou importantes experiências. Tendo Elke e também o seu irmão, Frederico Grunnupp, como padrinhos a Satura deu início a uma nova fase de trabalho, com profissionais empenhados na produção de um leque de espetáculos adultos e infantis.

 

O histórico de vida de Elke representa muito bem o que é a Satura, uma junção de luta e amor pela arte. Elke Maravilha é o nome artístico de Elke Grunnupp, nascida na Rússia, em 22 de fevereiro de 1945. Filha de um russo e de uma alemã, Elke nasceu na antiga Leningrado, hoje São Petersburgo. Seus pais foram perseguidos por Stalin e resolveram emigrar para o Brasil quando ela tinha seis anos de idade. Elke foi atriz, manequim e modelo. Também trabalhou como bancária, secretária trilíngue, professora, tradutora, bibliotecária e intérprete de línguas estrangeiras, incluindo o latim. Foi também a mais jovem professora de francês da Aliança Francesa e professora de inglês na União Cultural Brasil - Estados Unidos. Falava nove idiomas: o russo, o português, o alemão, o italiano, o espanhol, o francês, o inglês, o grego e o latim.

 

Elke tornou-se popular na TV brasileira nos anos 70 e 80, aparecendo como jurada nos programas de calouros de Chacrinha e de Silvio Santos. Seu desempenho como a dona de um bordel na minissérie “Memórias de um Gigolô” foi tão arrebatador, que Elke foi convidada a ser madrinha da Associação das Prostitutas do Rio de Janeiro.

 

No cinema brasileiro, atuou em mais de trinta filmes. No teatro, fez mais de quinze espetáculos e na televisão atuou em vários seriados e novelas.

Elke é uma lenda! Iluminada, sábia, culta, irreverente, distribuiu sempre amor e alegria por onde passou!

Infelizmente em 16 de agosto de 2016, Elke nos deixou e foi "brincar de outra coisa", como ela mesma dizia. E que todos os deuses que ela tanto amava, possam estar com ela nessa nova caminhada. 

 

Salve Elke Maravilha e Fred Grunnupp, padrinhos da Satura Companhia de Teatro!  

 2020 Satura Cia. de Teatro. Todos os direitos reservados. 

  • w-facebook
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon